RESTINGA: POVO NA RUA E OCUPANDO ESPAÇOS PÚBLICOS

Desde sábado, dia 11 de julho de 2009, o povo da Restinga avisa que cansou de esperar e não vai parar! A Restinga é um bairro de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil, que nasce da expulsão da população pobre do centro da cidade na década de 60, na ditadura militar. Ao longo desse tempo, esse bairro só é lembrado pelos políticos em época de eleição. Hoje, com uma população ao redor de 100.000 pessoas, conta com um enorme número de desempregados, principalmente jovens, que são exterminados pela nova arma de extermínio aos pobres: o crack.

Manifestação na Esplanada em 11 de julho de 2009

Porém, uma população lutadora, conseguiu fazer do nada um lugar para viver, e agora cansou das promessas que todos dão na hora da eleição. Dessa vez, foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), novas instituições de ensino federais que oferecerão formação superior. A comunidade da Restinga conquistou que o IFET de Porto Alegre fosse lá, com a expectativa de possibilitar aos seus jovens uma formação qualificada próxima de suas casas, distanciando-os da vida vulnerável e transformando aquele bairro num pólo de novos conhecimentos.

Tudo pronto, dinheiro destinado e prazos definidos, a prefeitura simplesmente não cumpriu seu acordo sobre autorizações ambientais, limpeza do terreno e disponibilização das estruturas sanitárias e elétricas para dar início às obras. Assim, passados TRÊS ANOS de aprovação do projeto e compromisso dos políticos, faltam menos de VINTE DIAS para o bairro PERDER a Escola Técnica por este DESCASO da prefeitura de Porto Alegre, principalmente Secretarias do Meio Ambiente e de Obras (SMAM e SMOV).

A situação é ainda mais patética em um momento em que há diversos investimentos ágeis e bilionários para a realização de jogos da Copa de 2014, como higienização do Centro e grandes obras nos clubes de futebol.

A comunidade da Restinga seguirá em luta, e hoje, dia 13 de julho, segunda-feira, o Centro Administrativo Regional da Restinga (CAR) – uma “mini-prefeitura no bairro” – foi ocupada por moradores, fazendo muito barulho e exigindo que sejam cumpridos os prazos, para que o povo não seja, mais uma vez, prejudicado pela politicagem sacana. Amanhã, estaremos mobilizados no CAR a partir das 17h, pois acontecerá uma reunião com o Secretário Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico Clóvis Magalhães, já que ele não compareceu na manifestação hoje, como foi exigido.

Ocupação do CAR Restinga em 13 de julho de 2009

Este é apenas um novo começo, pois as demandas não param: Hospital e Unidades de Saúde que não saem do papel e emperram nas mesmas secretarias, escolas de ensino médio, espaços de lazer e cultura, melhores condições de trabalhos para os professores, etc...

Hoje, amanhã e quando mais precisar! A Restinga está mobilizada e não vai parar até garantir suas conquistas!

Não queremos esmola, queremos escola!

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.