MOBILIZAÇÃO DOS CUSINHOS POPULARES

Seminário de Formação em Viamão

O Fórum dos Cursinhos Pré-Vestibluar Popular da Região Metropolitana de Porto Alegre está mobilizado para garantir que as novas mudanças no vestibular não venham a dificultar ainda mais o acesso a universidade. Desde o ano passado o Fórum existe como um espaço de articulação e de formação dos cursinhos da região.

Leia e assine o abaixo-assinado com as reivindicações que temos perante a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



À Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os Cursinhos Pré-Vestibular Populares de Porto Alegre reuniram-se em dois seminários com a intenção de debater e encaminhar soluções que possibilitem uma maior democratização da universidade pública. O primeiro seminário, ocorrido em 16 de Agosto de 2008, às 8h30min, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como tema: "Democratização do Acesso à Universidade: a contribuição dos cursinhos populares". Na ocasião, encaminhou-se a necessidade de aprofundamento das discussões sobre o assunto e a organização para a realização do segundo seminário. Este último, realizado no Diretório Central dos Estudantes, dia 4 de outubro de 2008, às 13h30min, teve como tema: "Acesso e Permanência na Universidade Pública: desafios e propostas dos cursinhos populares".
Após ter sido apresentada e discutida a realidade dos cursinhos populares presentes, encaminhou-se a necessidade de uma Audiência Pública junto à Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para apresentar e debater as seguintes reivindicações:
1. A isenção da taxa de inscrição no vestibular para todos os alunos de escola pública e negros.
2. Rediscussão dos critérios de inscrição dos alunos cotistas e políticas efetivas que possibilitem a permanência desses alunos.
3. Criação de ações de extensão que possibilitem o estágio curricular de alunos de graduação nos cursinhos pré-vestibular populares e o reconhecimento dessas ações como créditos complementares.
4. Participação na elaboração do novo vestibular.
A isenção na taxa do vestibular já é uma realidade presente em universidades públicas, como, por exemplo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, tendo em vista a realidade dos cursinhos populares que se localizam em diferentes bairros da Grande Porto Alegre, cada um com sua realidade específica, carências e estrutura de organização própria, faz-se necessário a solicitação da isenção na taxa de vestibular como uma reivindicação unificada de todos os quais representam. São solicitantes os seguintes cursinhos:

CEUE
Esperança Popular
Resistência Popular
Rubem Berta
Satélite Prontidão
Zumbi dos Palmares

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.