Resistência Popular para barrar as privatizações!

As políticas de privatização avançam no Rio Grande do Sul sob um novo disfarce. O novo jeito de privatizar tem atingido os serviços públicos com o nome de parceria público-privada, concessões, OSCIPs e fundações. Nos últimos 8 anos de governo Lula o neoliberalismo correu frouxo no congresso nacional através de leis que favorecem as empresas e vão privatizando os serviços essenciais como a saúde, a educação e o saneamento.

Atualmente estamos sofrendo com o risco de implementação dessas políticas em diversos municípios gaúchos. Não há partido no governo que seja capaz de fazer a oposição a essas políticas privatizantes. A água é alvo de privatização do PT e PTB em Santa Cruz , do PSB em Cachoeirinha e o saneamento foi entregue as empresas pelo PSDB em Uruguaiana. Pra não ficar citando legenda por legenda, basta analisar que todos os partidos da assembléia legislativa do RS votaram a favor do acordo de 30 anos com o Banco Mundial. Isso significa que nas próximas três décadas o Governo do Estado está comprometido e endividado com um banco internacional. O Banco Mundial historicamente é responsável no mundo por diversas políticas de privatização envolvendo os serviços públicos essenciais.

A única saída capaz de virar o jogo em benefício do povo é a luta e a organização. Por isso é fundamental a unidade entre o movimento sindical e popular, mas sem cair na armadilha de disputas partidárias que acabam tirando a luta de classes e o protagonismo do povo da cena política. Afirmamos a importância da independência de classe em relação aos partidos, governos e patrões. Devemos apostar no fortalecimento das vilas, dos sindicatos, das Rádios Comunitárias, dos movimentos sociais. A construção do Poder Popular é a estratégia eficaz para acumular forças para derrotar as privatizações. É com essa prática e não somente com discursos que a Resistência Popular tem modestamente contribuído na construção de um povo forte capaz de resistir aos avanços do neoliberalismo no Rio Grande do Sul.

Não ta morto quem luta e quem peleia!


Fevereiro/2011: Santa Cruz do Sul - Protesto contra a privatização do saneamento.



Novembro/2010: Cachoeirinha - Vitória dos movimentos sindical e popular na luta contra a privatização do saneamento.




0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.