LUTA PELA CULTURA EM SANTA CRUZ DO SUL/RS

Santa Cruz do Sul, segundo dados da Famurs, foi a cidade do Rio Grande do Sul que menos investiu em cultura em 2010 (0,3%), portanto está muito longe de ser o Polo Cultural a que se propõe. É histórica em nosso município a falta de investimentos públicos no setor, as únicas iniciativas em prol da cultura vêm dos próprios artistas. Não faltam manifestações artísticas e culturais em Santa Cruz, estamos muito bem servidos de diversidade cultural. No entanto, muitas destas acabam morrendo ou se desmotivando quando não têm apoio financeiro para tocarem em frente seus projetos. Foi nesse sentido que no final de 2008 começou a se estruturar o Fórum da Cultura de Santa Cruz (FOCUS), cujo foco principal é a luta pela criação de políticas públicas municipais para a cultura. Quando falamos em políticas públicas estamos falando diretamente de investimentos no setor por parte do poder público, coisa que até o momento não existe. O caminho que o FOCUS encontrou foi a luta por um Conselho Municipal de Cultura (CMC). Conselho esse que colocaria Santa Cruz dentro do Plano Nacional de Cultura (recentemente aprovada pelo senado federal).

Com a conquista do CMC agora o FOCUS traz até a comunidade de Santa Cruz do Sul a sua luta por um Fundo Municipal de Cultura. Uma luta que é de toda a comunidade pois, cultura é algo que faz parte de nosso dia-a-dia e algo que todos necessitamos pra termos até mesmo uma melhor qualidade de vida. Com o CMC amparado pelo Fundo de Cultura a população de nossa cidade poderá ter acesso a uma grande diversidade cultural feita por artistas locais, como teatro, dança, música e inúmeras manifestações artísticas que existem em Santa Cruz e não são mostradas por falta de incentivo e espaço.

Com isso a luta do FOCUS também é pelo Reconhecimento dos Artistas como Trabalhadores e Trabalhadoras que merecem reconhecimento como profissionais que são e acima de tudo Respeito a Sua Arte. Defendemos também a Livre Expressão de Toda a Diversidade Cultural que existe em Santa Cruz e pouco é mostrada por falta de espaços e incentivo, defendemos que a democratização da cultura seja algo real em nossa cidade, que as expressões populares e da periferia também sejam respeitadas.

Fórum da Cultura de Santa Cruz do Sul - FOCUS

Dezembro de 2010


0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.