ARGENTINA: PERSEGUIÇÃO A IMIGRANTES


Desde a última terça-feira vêm acontecendo enfrentamentos graves na região do bairro Villa Soldati, em Buenos Aires, mais especificamento no Parque Indoamericano, ocupado por algumas dezenas de famílias de imigrantes – em sua maioria bolivianos e paraguaios – que aguardam o cumprimento de políticas de habitação propostas mas nunca cumpridas pelo governo da Capital Federal do país, atualmente nas mãos do direitista Mauricio Macri.

As agressões tiveram início com a tentativa de desocupação da área por forças policiais, operativo que resultou em duas mortes. A tensão aumentou nos dias seguintes com a manifestação de vizinhos das zonas próximas ao parque que exigem a retirada dos ocupantes da área que é, supostamente, utilizada para o lazer das famílias que, nas suas próprias palavras, “pagam seus impostos”. Essas manifestações tiveram apoio de gangues, onde se inclui a presença de homens armados, e de quinta para cá mais duas pessoas morreram, sem falar nas dezenas de feridos. Detalhe: um dos mortos é um ferido que foi retirado à força de uma ambulância que o levava para um hospital, e foi executado em plena rua pela turba ensandecida.

Estes enfrentamentos deixam clara uma situação de xenofobia alimentada pelo governo Macri contra os imigrantes em situação de ilegalidade, o que coloca a Capital Federal do país vizinho em companhias pouco nobres no que diz respeito aos direitos humanos dos imigrantes. O próprio discurso dos moradores do bairro, ao supostamente exigirem seu direito ao aproveitamento da área para seus momentos de lazer, se mostra frágil no momento em que se sabe que a área tem pouca ou nenhuma infraestrutura, e vinha sendo utilizada como depósito de automóveis confiscados pela Polícia Federal. Talvez os gritos de “vayanse bolivianos de mierda”, vindos das turbas que seguem hostilizando os ocupantes alojados em barracas de lona e que resistem com pedras e paus a tiros de variados calibres, expliquem mais sobre os acontecimentos do que os discursos oficiais possam tentar fazer. Fonte: www.alter-latina.com

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.