Ação Direta em Cachoeirinha contra o autoritarismo!





Quinta-feira, 27 de Maio de 2010, dia em que os municipários de Cachoeirinha saíram às ruas da cidade para lutar pelos seus direitos. A Avenida Flores da Cunha nesse dia pertenceu aos trabalhadores e ao povo organizado. Além dos cerca de 150 trabalhadores municipários que foram a luta após a sua jornada de trabalho, manifestaram sua solidariedade a Intersindical, Resistência Popular, Oposição Metalúrgica de Gravataí, Sindicato dos Plásticos de Novo Hamburgo, Campo Bom e São Leopoldo, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Sindicato dos Bancários de Montenegro e Vale do Caí, Associação Luiz Itamar, Conlutas, Associação dos Moradores da Vila Anair e Movimento dos Trabalhadores Desempregados.

Nesse dia não desafiamos somente os senhores da Terra, mas também do céu, pois a chuva tentou nos desmobilizar e não conseguiu. Foi um dia para romper com o silêncio da intimidação e dar visibilidade pelo protesto das nossas reivindicações apesar do boicote dos meios de comunicação ditos oficiais. O nosso inimigo declarado é o autoritarismo que tem como responsável principal o Prefeito Vicente Pires. Esse é um governo municipal covarde que não se apresenta nas negociações com o Sindicato, que usa o seu secretariado como escudo e ainda ameaça cortando o ponto dos trabalhadores. Essa é uma prefeitura que foi loteada com centenas de cargos de confiança e dezenas de secretários que têm seus interesses acomodados pela troca de favores. Senhores cúmplices e coniventes com o autoritarismo.

O Governo Municipal é composto de uma coligação partidária múltipla sob o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que nada tem de esquerda e muito menos de socialista. Pelo contrário, o PSB funciona como uma legenda de aluguel que abriga mafiosos de direita no sul e norte do Brasil. Esse mesmo partido que coincidentemente perseguiu e assassinou dois professores militantes sindicais na Bahia no ano passado, a mando do prefeito de Porto Seguro Gilberto Abade do PSB.

Em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, encontramos a mesma política anti-sindical e com tons de ameaça sendo levadas na cidade desde que o atual governo assumiu. O Prefeito Vicente Pires do PSB, por exemplo, chamou de abobados aqueles que fazem oposição ao seu governo, especialmente aos trabalhadores da educação. Em outras oportunidades, faz discurso aos trabalhadores para que esses não envolvam o sindicato quando tiverem que reclamar de algo relacionado ao serviço público.

Porém, municipário não é bobo e tampouco aceitamos sermos chamados de abobados. A nossa mobilização do dia 27 de maio foi apenas uma das batalhas em defesa do serviço público e contra o autoritarismo do governo. Aliás, os efeitos da ação direta que ocupou o entardecer da cidade de Cachoeirinha e terminou em frente à Prefeitura, fez com que o Governo mudasse de discurso assim como o camaleão troca de cor. Logo no início da noite, tendo como cenário a Câmara Municipal de Vereadores, estava na cerimônia de posse do Conselho Escolar das Escolas o Prefeito Vicente Pires para dar o seu discurso. No entanto, dessa vez ele procurou ser cuidadoso com as palavras, falando em democracia e justiça social. Na verdade, deu um discurso demagógico e hipócrita, pois sabemos a face autoritária que esse governo já demonstrou.

Neste momento é fundamental fortalecermos a nossa organização em cada local de trabalho para acumular forças e resistir aos ataques do governo. É importante estreitarmos os laços com a comunidade usuária do serviço público, pois ela é um aliado estratégico nessa luta. Temos como tarefa praticar a solidariedade com os colegas de trabalho e exercitar a democracia em oposição ao autoritarismo. No contexto das eleições burguesas convocamos todos os lutadores e lutadoras para fortalecermos A Outra Campanha por educação, saúde, assistência social e autonomia. Nossas urgências não cabem nas urnas, só a luta popular é que decide.

- Em defesa de um serviço público de qualidade!

- Contra o autoritarismo do Governo!

- Pelo fim do Assédio Moral nos locais de trabalho!

- O serviço público é nosso, dos trabalhadores e da comunidade!

- Por uma Outra Campanha para criar, lutar e construir o Poder Popular!

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.