NOTA DE APOIO

Aos companheiros e companheiras de luta da Unisinos,

O Comitê Estudantil da Resistência Popular de Maceió manifesta, através deste, solidariedade com a luta dos estudantes da Universidade de Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em rebelar-se contra a ação fascista do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que promoveu uma Semana do Exército em pleno mês de lembrança do Golpe Militar de 1964. Se não bastasse levar o símbolo maior da repressão social a um espaço democrático que deveria ser a universidade, a entidade estudantil o faz em um momento de lembrança das centenas de brasileiros e estrangeiros torturados e assassinados pela ditadura no Brasil.

Não é papel de uma entidade representativa dos estudantes levantar a bandeira da força, da opressão e da violência estatal. Principalmente porque a maioria das entidades estudantis, inclusive DCEs, foi fechada e colocada na clandestinidade, já que qualquer organização social de caráter político passara a ser proibida pelos militares. A função do DCE da Unisinos era, no mínimo, facilitar a discussão sobre os acontecimentos dos anos de chumbo para depois se posicionar ao lado daqueles que lutam contra a Lei da Anistia e procuram até hoje os corpos de entes queridos em valas de indigentes.

Transformar bandidos, torturadores e assassinos em heróis é ser conivente com aqueles que traumatizaram gerações de trabalhadores a partir do extermínio covarde de qualquer voz de oposição. O Rio Grande do Sul foi um dos estados que mais sofreu (e ainda sofre) com os horrores da ditadura militar, pois em toda a sua história sempre contou com uma população resistente e combativa às injustiças sociais. Não é digno que estudantes de Ensino Superior esqueçam disto, tomando posição favorável ao braço armado do Estado, em detrimento dos setores populares diariamente violentados pelo mesmo.

Sendo assim, gostaríamos que os companheiros gaúchos tomassem essa nota não só como um manifesto de apoio à luta que desenvolvem na Unisinos, como também uma nota de repúdio a essa gestão bêbada, asquerosa, pelega e pequeno-burguesa que é a dos Borrachos no DCE da Unisinos.

Sempre ao lado,

Comitê Estudantil da Resistência Popular de Maceió

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.