Mais um exemplo de mau jornalismo e péssima cobertura da Zero Hora

Neste sábado dia 31 de outubro a jornalista Rosane de Oliveira reafirmou o seu velho estilo de “jornalismo político”. Na base da linha chapa branca, ouvindo apenas e tão somente as fontes oficiais, Rosane noticia (ou seria melhor, “notifica”, como porta-voz de mídia oficiosa), o ataque político-policial sofrido pela Federação Anarquista Gaúcha (FAG) na tarde da última 5ª, dia 29 de outubro. O seu texto, telegráfico, compra a versão da Polícia Civil sem sequer procurar entrevistar os indivíduos responsabilizados pela campanha contra a governadora Yeda Crusius (PSDB). Infelizmente, não se trata de novidade nos textos da “colega” Rosane de Oliveira, herdeira de José Barrionuevo na fatídica página 10 do veículo impresso da família Sirotsky. Para os que julgam que exagero, na seqüência consta a nota “jornalística” da referida colunista e logo em seguida a larga crônica produzida pela FAG na manhã deste mesmo sábado. Todas as leitoras e leitores poderão perceber as informações incompletas e a total falta de conceitos analíticos num texto supostamente “político”. Que triste presente para o jornalismo gaúcho de Luigi Rossetti, João Saldanha, Flavio Tavares dentre outros textos brilhantes a serviço do nobre ato de informar, intermediar e interpretar a vida em sociedade.

Bruno Lima Rocha, prof. dr. em ciência política pela UFRGS; jornalista graduado pela UFRJ, MTB 10639, diplomado e sindicalizado, pesquisador e docente de comunicação social da Unisinos; coordenador de formação da Abraço-RS (www.abracors.org.br)

Nota de Rosane de Oliveira na Página 10 do jornal Zero Hora de 31 de outubro de 2009

Apreensão de propaganda

A Polícia Civil apreendeu na sede da Federação Anarquista Gaúcha, na Rua Lopo Gonçalves, em Porto Alegre, material de propaganda contra a governadora Yeda Crusius, entre os quais cartazes com a inscrição “Yeda assassina”, em uma referência à morte do sem-terra Elton Brum da Silva por um soldado da Brigada Militar.

Parte do material havia sido espalhada pelo Estado, o que levou a governadora a acionar a Justiça. Yeda está processando os autores do material por injúria e difamação.

Responsável pela investigação, o delegado André Mocciaro, da 17ª Delegacia de Polícia Civil, acredita que o inquérito deve ser concluído até o final da próxima semana.

Com mandado de busca e apreensão, os policiais recolheram, além do material impresso, a CPU de um computador.

Aqui, o hiperlink para edição eletrônica do mesmo material (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2702857.xml&template=3916.dwt&edition=13421&section=1007)

CONTRA-PONTO, conforme mandam os manuais de redação das companhias empreendedoras do ramo indústria cultural produtoras de circulação de bem simbólico estando a notícia e a opinião na forma-mercadoria. Conceito básico de qualquer cadeira do ciclo inicial das faculdades de jornalismo.

Nota da organização política alvo do inquérito (http://www.vermelhoenegro.org/fag/leiaindex.php?titulosel=b07ae805c203851b743121bcb3bfe124)

3 comentários:

Anônimo disse...

YEDA CRUCIUS lembra muito A CENSURA DE MICHELETTI que impos aos hondurenhos.

Anônimo disse...

A censura imposta por YEDA CRUCIUS à fag(FEDERAÇÃO ANARQUISTA GAÚCHA)contou com todo ..O VIVA AO GOVERNO!!!!!

Anônimo disse...

O GOLPE DE ETADO dado por MICHELETTI em HONDURAS foi um mau exemplo apoiado pela grande mídia nacional e internacional.

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.