RESISTÊNCIA EM SANTA CRUZ DO SUL-RS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

Polícia defendendo a privatização da água (parece que eles não bebem água).



Luta contra a privatização da água em Santa Cruz

A polêmica sobre a concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto em Santa |Cruz teve seu estopim no mês de junho deste ano, quando a Prefeita Kelly Moraes-PTB(mulher do deputado federal Sérgio Moares) envia um projeto a câmara de Vereadores do municipio que autoriza a concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto a iniciativa privada.Após um longo tempo de bombardeio dos grandes meios de comunicação e de intensas reclamações de alguns setores da sociedade o projeto foi a votação, e com consenso dos partidos da base aliada, entre eles PDT e PT a Câmara de Vereadores aprovou o projeto. Os trabalhadores de diversos setores deram exemplo de mobilização e estão dando até o momento.
Na primeira sessão em que o projeto ia ser votado a sessão da câmara foi suspensa pela pressão popular, na mesma semana, um dia antes os vereadores chamaram sessão extraordinária e mesmo assim a pressão conseguiu impedir a votação,somente na outra sessão ordinária é que os vereadores aprovaram o projeto a baixo de vaias e com forte repressão policial “protegendo-os”,no momento da votação os trabalhadores se viraram de costas e entoavam gritos de guerra contra o abuso de poder dos vereadores.
No tramite do projeto foram sugeridas algumas emendas pelos sindicatos, durante as mobilizações,a principal que dizia que qualquer licitação deveria passar por audiência pública e pelo legislativo foi vetada pela prefeita Kelly Moraes.
A proposta dos sindicatos, movimentos sociais e estudantis é de que o serviço continue público e com controle social. “não queremos a privatização, mas também não podemos deixar a estatal que é usada como cabides de cargos para quem esta no governo operar sem nenhum controle social”, comenta Angelita de Moura coordenadora do DCE da Unisc e militante da Resistência Popular.
Mesmo com a maioria da população exigindo participação popular neste processo com audiências públicas e plebiscito o governo municipal que se diz democrático não atendeu o clamor da população.Um dos fatos curiosos, é que em uma das sessões, o vereador Wilson Rabusque(PT) também Coordenador Municipal do MPA levou sua base para apoiar o projeto que abre caminho para a privatização do serviço em Santa Cruz. Na conversa com estes agricultores descobrimos o óbvio, que nem sabiam do que se tratava o projeto e dos perigos para todos os santacruzenses.
A discussão permanece, o contrato com a Corsan vai até o final do ano, e com certeza deve ter mais desdobramentos.seguimos firme na luta por um serviço público com controle dos usuários e trabalhadores do serviço.
“para nós este projeto abre licitação para privatizar o serviço, e a água é um bem público, não pode ser vendida assim, as conseqüência serão as piores possíveis para a população” comenta Euclides Pinheiro do Sindiágua.
O Sindiagua em parceria com movimentos sociais, sindicais e estudantis seguem tocando uma campanha pública de esclarecimento e chamando a população a participar das próximas mobilizações.

Resistência Popular-Sta Cruz

0 comentários:

Camisetas da Resistência Popular

Camisetas da Resistência Popular
Disponíveis também em branco. Acesse resistenciapopularrs@gmail.com para comprar.

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons

Camisetas Poder Popular e Lúcia Parsons
Todas as camisetas a R$20,00 mais frete para todo o Brasil.